Apelo a Autoridade
- Apelo à fala ou procedimentos de especialistas emdeterminados assuntos , por exemplo, do dentista que afirma que determinada pasta de dente é melhor do que as outras, porque possui determinados componentes que combatem a cárie e o tártaro, ou do atleta que usa determinado tênis, porque é mais resistente e possui amortecedores que protegem o tornozelo e o pé;
Conclusão : Nesta propaganda,o assunto em questão é a beleza,que tem como apelo ao autoritário a Ex- Modelo e Apresentadora Ana Hickmann,dando um parecer -positivo- a respeito dos produtos Britania,proporcionando uma maior confiabilidade ao consumidor.
– Sabe-se que a vacilação é inimiga da persuasão. Então, usa-se a certeza em forma de imperativo para não deixar dúvidas. Os verbos têm o poder de conduzir a vontade do receptor. Temos exemplos nas afirmações: “Use OMO”, “Compre sempre sandálias havaianas”.
Conclusão : Neste caso,temos a propaganda da tinta CORAL, que faz o uso da seguinte frase : “ Escolha uma cor,qualquer cor” como podemos observar,ou seja a intenção esta frase que não importa a cor que você escolhe,a coral sempre terá,induzindo vontades ao cliente .
Empréstimo Lingüístico
– Uso de termos ou expressões estrangeiras no lugar de termos da língua materna.
Conclusão : Neste caso temos a Dove, fazendo uma mistura de português com o inglês,referindo-se a potencialidade de seu produto.
Aspectos Ortográficos
– Jogos com a grafia em que se pretende causar efeitos expressionais, com a função de valorizar as letras ou chocar com as palavras.
Conclusão : Neste anuncio das fraldas Pampers encontramos efeitos expressionais,para ilustrar a idéia de sono .
Aspectos Fonológicos
Brincadeiras com a rima, o ritmo, a aliteração, procurando salientar o aspecto poético do som das palavras.
Por exemplo: “ Pick up FORD, raça FORTE”
Conclusão : Neste anuncio da Honda,destaca-se a brincadeira com as palavras e ritmo “Pensando nos Milímetros.Não só nos Quilômetros” .
Aspectos Semânticos
- Emprego da polissemia ou ambigüidade. Jogos com as palavras para entreter o destinatário, desafiá-lo a entender a mensagem e prender sua atenção.
Conclusão : Já este anuncio, exige que o leitor faça uma interpretação da frase.