Linguagem da Propaganda


Apelo a Autoridade
-
-  Apelo à fala ou procedimentos de especialistas emdeterminados assuntos , por exemplo, do dentista que afirma que determinada pasta de dente é melhor do que as outras, porque possui determinados componentes que combatem a cárie e o tártaro, ou do atleta que usa determinado tênis, porque é mais resistente e possui amortecedores que  protegem o tornozelo e o pé;
Conclusão : Nesta propaganda,o assunto em questão é a beleza,que tem como apelo ao autoritário a Ex- Modelo e Apresentadora Ana Hickmann,dando um parecer -positivo- a respeito dos produtos Britania,proporcionando uma maior confiabilidade ao consumidor.


Sabe-se que a vacilação é inimiga da persuasão.  Então, usa-se a certeza em forma de imperativo para não deixar dúvidas.  Os verbos têm o poder de conduzir a vontade do receptor. Temos exemplos nas afirmações: “Use OMO”, “Compre sempre sandálias havaianas”.

Conclusão : Neste caso,temos a propaganda da tinta CORAL, que faz o uso da seguinte frase : “ Escolha uma cor,qualquer cor” como podemos observar,ou seja a intenção esta frase  que não importa a cor que você escolhe,a coral sempre terá,induzindo vontades ao cliente . 




Empréstimo Lingüístico
 
 Uso de termos ou expressões estrangeiras no lugar de termos da língua materna. 

Conclusão : Neste caso temos a Dove, fazendo uma mistura de português com o inglês,referindo-se a potencialidade  de seu produto.


Aspectos Ortográficos
– Jogos com a grafia em que se pretende causar efeitos expressionais, com a função de valorizar as letras ou chocar com as palavras. 
Conclusão : Neste anuncio das fraldas Pampers encontramos efeitos expressionais,para ilustrar a idéia de sono .
Aspectos Fonológicos
 
Brincadeiras com a rima, o ritmo, a aliteração, procurando salientar   o  aspecto  poético do som das  palavras. 
 Por exemplo:     “ Pick up FORD, raça FORTE
Conclusão : Neste anuncio da Honda,destaca-se a brincadeira com as palavras e ritmo “Pensando nos Milímetros.Não só nos Quilômetros” .
Aspectos Semânticos
Emprego  da polissemia ou ambigüidade. Jogos com as palavras para entreter o destinatário, desafiá-lo a entender a mensagem e prender sua atenção
Conclusão : Já este anuncio, exige que o leitor faça uma interpretação da frase.